Whatsapp

Enseada das Gaivotas

Rio das Ostras-RJ

Compartilhar

Publicação: 07/07/2023
Enseada das Gaivotas

Oficialmente a enseada das gaivotas fica entre os bairros Terra Firme e floresta das Gaivotas, separado pela rodovia do bairro Âncora. No entanto, o que seria a floresta das Gaivotas antes, hoje se tornou um bairro residencial com um pequeno trecho protegido pela APA(Área de Proteção Ambiental). Uma infelicidade para aqueles que como eu valorizam a proteção ambiental. Muitas vezes em minha infância eu e meus irmãos e vizinhos apagamos incêndios criminosos na área de mata. Com mangueira de casa, baldes e vassouras para abafar. Por outro lado, até mesmo pelo esforço dos moradores em manter a área longe de invasores e depredadores, o local representa uma oportunidade para quem quer investir.

O bairro vem crescendo apesar do aparente esforço da prefeitura em evitar isto ocorra. O pouco investimento estrutural é algo que vem se tornando insustentável, a medida que os bairros ao redor crescem tanto em população, como comercialmente. De forma que é de se esperar que em algum momento haja um bum de valorização e a orla seja melhor aproveitada.

Deixando de lado a questão de valorização, vemos hoje um bairro tranquilo. Apesar da falta investimento em infraestrutura, é possível notar um cuidado com as propriedades e bem estar, o que torna o bairro bastante seguro no que diz respeito ao investimento imobiliário.

O conjunto floresta e enseada das gaivotas conta com 3 praças recreativas, uma longa faixa de areia com orla preservada e acesso a uma das mais belas e preservadas praias da cidade, a praia da reserva (itapebussus). E ainda conta com o batalhão da polícia militar e um amplo comércio cruzando a rodovia no bairro Âncora. Onde pode encontrar a UPA, o centro de cidadania (local que presta diversos serviços públicos), Clínica de saúde da família e posto de saúde responsável, entre outros serviços, pela vacinação.

Morar na enseada é sossego. É ir na feira aos sábado comer pastel e por as crianças no pula-pula, é fugir do centro e do barulho e fazer um churrasco em casa... Quem sabe uma piscina? É acordar cedo pra entrar no mar aberto, ainda calmo na maré baixa. Ou caminhar pra reserva e aproveitar o dia inteiro.


Autor: Ronaldo Araújo Ferreira Jr.
Ronaldo Araújo Ferreira Jr.
admin